Faculdade: planejamento e organização

Hoje começam minhas terríveis super duper aulas. Como toda nova etapa de vida, o início de um curso na faculdade requer planejamento e organização. Vou compartilhar o que fiz neste sentido:

Fazendo check list de materiais

A primeira coisa foi fazer uma lista do que precisaria na faculdade (ou pelo menos do que acho que vou precisar). Depois verifiquei quais materiais eu já tinha em casa e quais teria que comprar.




Minha lista de materiais
Canetas (azul, preta e vermelha)
Marca texto (diversas cores)
Lapiseira 0,5
Grafite 0,5
Lápis preto
Apontador
Borracha
Bolsinha para lápis
Pasta sanfonada
Pasta catálogo
Caderneta para anotações diversas
Caderno e Bloco de folhas para fichário

Por que caderno E bloco de folhas para fichário?
Porque eu ainda não consegui decidir qual vou usar. Usar folhas soltas pode ser interessante, pois poderei arquivá-las junto com o restante da papelada de cada disciplina. Por outro lado, o caderno é bem mais prático quando é preciso revisar as anotações, pois fica tudo centralizado, sem perigo de sair da ordem. Posso prender as folhas soltas com clipes ou então numerá-las, como me sugeriram, mas ainda assim tenho dúvidas se vai ser prático. Alguém tem alguma dica ou opinião?

Definindo como organizar a papelada do semestre

Para organizar os papéis relacionados às aulas, usarei a pasta sanfonada, a qual dividi em categorias de acordo com as disciplinas, deixando uma parte para os extras. Para armazenar todos os outros papéis relacionados à faculdade, como comprovantes, históricos e afins, usarei a pasta catálogo.


Pasta sanfonada e Pasta catálogo


Montando o horário de aulas

O horário das aulas que veio no comprovante de matrícula da UFMG não é muito intuitivo, então refiz a minha grade do semestre usando o Excel. Além dos campos para dias da semana, horários e disciplinas, adicionei também espaços para o nome do professor e para o número da sala em que será ministrada a aula.


QUER MAIS DICAS DE ORGANIZAÇÃO? ACESSE WWW.ORGANIZANDO.ORG

Comentários

Postar um comentário

Deixe-me saber que você esteve por aqui: Comente! =o)

Postagens mais visitadas