Letras: Bacharelado ou Lincenciatura?


Quando digo que faço Letras, a pergunta que se segue geralmente é "Você vai ser professora?" Isso acontece porque a maioria das pessoas não tem ideia que no curso há uma divisão nas modalidades Bacharelado e Lincenciatura. Quem quer lecionar, escolhe Licenciatura. Eu, que não quero dar aula de jeito nenhum, escolhi Bacharelado.

Disso surge uma outra pergunta: E o que faz um bacharel em Letras? Bom, dependendo da ênfase escolhida, o bacharel pode trabalhar com tradução, edição e editoração de livros, fonética clínica, linguística forense, entre outras possibilidades. As ênfase do Bacharelado oferecidos pela UFMG são Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Estudos da Tradução ou Estudos sobre Edição. Optei pela ênfase em Estudos sobre Edição.

O licenciado pode atuar também em áreas não diretamente ligadas ao ensino, então pra quem está em dúvida se quer ou não lecionar, Licenciatura parece ser o caminho. Para quem tem certeza que não quer dar aula, Bacharelado é a melhor opção, pois além de direcionar o aluno para atividades fora da docência, a duração do curso é menor. Outra diferença nas duas modalidades é que na Licenciatura o estágio é obrigatório, por outro lado a monografia é essencial para concluir o bacharelado.

Comentários

Postagens mais visitadas