Mande uma carta para você no futuro!

Imagem FreeDigitalPhotos

Imagina receber uma carta sua escrita no passado?! Eu já tinha pensando nisso antes, mas o assunto voltou a minha mente esses dias quando estava lendo um post no 365 ideias para viver melhor, em que a Marina conta a experiência de escrever uma carta para ela mesma que será lida daqui a 10 anos. Achei muito interessante! (O blog da Marina, em geral, é muito interessante!)

Eu tenho um diário de papel, onde escrevo tudo que não quero (nem devo) publicar no meu diário online. Então daqui a 1 ano, 10 anos, 20 anos, terei um relato da Hélida do passado, de como ela vivia, sobre o que pensava... mas pra quem não tem paciência de escrever regularmente, a ideia de escrever uma carta para o futuro é interessante.

Mas como fazer para que essa carta seja lida por você daqui a determinado tempo? Creio que ainda não exista um serviço que permita programar para datas distantes a entrega de cartas físicas, mas existem sites que prometem entregar cartas eletrônicas (e-mails) na data que você quiser. Você acessa, faz seu cadastro, escreve a carta e programa a entrega. Na data escolhida, você receberá em sua caixa de entrada um e-mail do passado.

Pode ser que você, assim como eu, tenha algumas dúvidas quanto aos sites que disponibilizam esse tipo de serviço: E se o site der pane e não me enviar a carta? Posso confiar que o texto será armazenado de forma segura (ninguém além de mim poderá ler)?

Bom, quanto a primeira questão, a Marina me contou que o futureme.org, site que ela usou para esse fim, permite imprimir a carta como forma de backup. Dessa forma, se por algum motivo o site não te enviar a carta, algum dia você a encontrará guardada em suas coisas! Quanto à privacidade, acessei os termos de uso do site e lá é informado que os dados inseridos não são compartilhados com ninguém! Outro ponto que eles destacam é: cartas que possuírem informações pessoais ou conteúdo considerado inapropriado serão removidas. E é claro, vale o bom senso de quem escreve também. Nada de inserir informações sigilosas, nomes completos ou coisas do tipo. Lembre-se que nada na internet é 100% seguro! Vai que o site é hackeado e todas as cartas tornem-se públicas?!

Além de sites específicos, descobri que uma outra forma de receber e-mails no futuro é usando o Boomerang, uma extensão do Gmail que permite programar o envio de emails. É só escrever o e-mail, destinar para o próprio endereço e "boomerang"!

E aí? O que achou da ideia de escrever uma carta para o futuro?

Comentários

  1. Hélida, vi que tava chegando tráfego no meu blog daqui e entrei pra conhecer; não sabia do seu blog pessoal, só do de organização que leio sempre (embora nem sempre comente). Olha, eu estou bem confiante no site Future Me porque descobri através de pesquisas pela net que pessoas já usaram o serviço e receberam os e-mail de ano depois numa boa. De quaqluer forma é bom fazer o backup. Você escreveu a carta, afinal? Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe-me saber que você esteve por aqui: Comente! =o)

Postagens mais visitadas